sábado, 19 de novembro de 2011

A melhor maneira de ler arquivos PDF no Kindle Keyboard

Esta é uma dica simples que gostaria de compartilhar com todos os proprietários de um Kindle e com quem deseja comprar um.

Quem já tentou ler um arquivo PDF em tamanho padrão (A4) no Kindle Keyboard sabe que está não é uma experiência muito agradável.

Até a versão atual do firmware do Kindle Keyboard (3.3) não oferece recursos para ajustar o conteúdo de PDF's ao tamanho da tela sem que o tamanho da fonte termine por ficar muito pequeno.

Hoje quando baixei um documento da Adobe em formato PDF para estudar, resolvi novamente testá-lo em meu Kindle. À primeira instância, a mesma decepção, o Kindle simplesmente reduziu o tamanho da página tamanho A4 para caber nas 6' do dispositivo. Resultado? Fonte praticamente ilegível.



Tudo bem que o Kindle possui o recurso de zoom, mas particularmente eu o considero horrível (exceto para visualizar imagens). O zoom em si é até bom, o problema é ficar mudando a parte do texto alcançada pelo recursos, da esquerda para a direita, depois novamente para esquerda e para abaixo...



Contudo tive uma surpresa ao testar a mudança de orientação de portraid (vertical) para landscape (horizontal).



O ereader tenta aproveitar a tela ao máximo e assim, em orientação landscape, ao invés de ajustar a página para camber inteira em tela, ele se baseia pela largura da página, consequentemente, permitindo que a fonte do documento fique maior.



Nesta configuração, as 6' do Kindle não ficam muito pequenas para a visualização de um documento tamanho A4. Porém, em consequência, parte to texto não é exibido em tela. Mas, diferente de quando é utilizado o zoom do dispositivo, utilizando a orientação landscape, os botões do Kindle passam a se comportar de maneira diferente, tornando a leitura nesta orientação melhor.


Por exemplo, o botão de avançar uma página, passa a rolar a página, e ao chegar ao fim desta, passa para a próxima página.

Bom, fica ai a dica. Para mim esta descoberta ajudou bastante na leitura de PDF's em meu Kindle, espero que seja útil para você também!

4 comentários:

  1. Olá Luis.
    Não acredito em coincidências e coisas do tipo, mas repassando meus favoritos vi e fui conferir o link deste site, e qual foi minha surpresa ao ler esta sua postagem, o que exatamente a poucas horas eu acabara de descobrir quase que sem querer no meu Kindle 3G. Fucei e continuo a fuçar em todos os lugares.
    Confesso que eu esperava um pouco mais de recursos. O Zoom, por exemplo, que você cita aqui, no Kindle é muito ruim; é ultrapassado.
    Outras coisa nele que me mata de raiva, é não existir uma versão em "Brasileiro"!
    É frustrante isso!

    Uma coisa que gostaria, e preciso saber, é se você sabe ou se descobrir, por favor me dizer, é se ao sincronizarmos os arquivos do aparelho com a amazon.com, é se esta poderá encrespar e me dedurar.
    Carreguei uns 2.000 PDF's no Kindle. E tá funcionando na boa (por enquanto!).

    No geral estou satisfeito, mas o Fire seria melhor ainda!

    Fico por aqui!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado! Eu disse que estava conseguindo ler os PDF's na boa no meu Kindle, com tamanho bem razoável, mas qual o que, depois de desliga-lo e ligá-lo hoje, tive a surpresa de ver os PDF's de novo naquele tamanho reduzido, quase impossível de ler.

    Por 'acaso' você ou alguém aqui, sabe o porque disso? E como posso resolver esta parada?

    Grato.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma coisa. Ao clicar em "Participar deste site" abre a tela para confirmarmos o e-mail e pede para digitarmos a senha.

    Nunca fiz isso e nem farei.

    Sei que tem uma maneira de participarmos do site e segui-lo sem que seja necessário digitarmos a senha.

    Por favor, veja isso e avise-me. Terei prazer em acompanhar tuas postagens que são muito interessantes e atuais.

    Abraço. - Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Olá Gilmar,
    Até onde eu sei a Amazon não realiza verificação de conteúdos pessoais.

    ResponderExcluir