sábado, 19 de novembro de 2011

klivros - editora de ebooks cristãos com Social DRM

klivros é uma editora (e livraria) especializada em livros cristãos em formato digital. Um grande destaque da klivros em relação a outras editoras de ebooks, é a utilização da proteção Social DRM (SDRM) ao invés da DRM da Adobe. Para entender as vantagens do Social DRM sobre o DRM confira a publicação
As burocracias do DRM e o amigável Social DRM.

Como consumidor e entusiasta dos ebooks, sempre que descubro uma nova editora ou livraria de livros digitais, faço questão de testar seus serviços.

Com a klivros não foi diferente, e aqui estou escrevendo para relatar minha experiência com esta recém nascida empresa.

A primeira observação positiva é o preço dos livros comercializados. A maioria das obras custam entre R$5,00 e R$10,00, valor muito próximo dos U$2,99 (U$ 0,99 do livro + U$2,00 de taxa para compras fora dos EUA) praticado pela Amazon para livros de novos autores.

A segunda observação, já comentada acima, é o fato da klivros utilizar a proteção baseada na Social DRM ao invés do DRM.

O único ponto fraco que encontrei foi o fato de a editora só distribuir livros no formato ePUB. Contudo a utilização da Social DRM nos deixa livres para converter nossos livros para qualquer formato de ebook.

Para afirmar o paragrafo acima e os demais a seguir, eu realizei um teste com o livro Amor e Amor que é distribuído gratuitamente pela editora.

O cadastro e a compra de itens são bastante simplificados. Eu gastei aproximadamente 2 minutos para concretizar os dois passos.

O livro demora alguns minutos para ser disponibilizado para download. O uso da Social DRM, exige que cada livro vendido seja customizado para cada comprador. Obviamente a customização é automatizada, sendo que dos 15 minutos de espera definidos pela editora, no meu caso foram necessários apenas uns 3 minutos. Além de não ser demorado, o sistema de customização de livros da editora envia um email para o usuário assim que o livro deste fica pronto. Não é necessário ficar verificando a página de downloads para ver se o livro já está disponível.

Uma vez com meu livro "em mãos", era hora de chegar a qualidade edição que, em minha opinião, não fica devendo nada à Amazon. O formato é limpo e confortável de ler, com capítulos e parágrafos bem diagramados.

O último teste foi a conversão do formato ePUB para o MOBI (suportado pelo Kindle). Para tal utilizei o calibre. O resultado não poderia ser melhor, utilizando a conversão do calibre em modo default (sem ter que realizar nenhuma configuração), o ebook em formato MOBI funcionou perfeitamente bem no meu Kindle Keyboard. Testei a tabela de conteúdo e seus links e tudo funcionou muito bem!

Conclusão: Quer um ebook cristão com preços acessíveis e sem as barreiras impostas pela DRM? Então eu te aconselho a passar na klivros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário