terça-feira, 3 de abril de 2012

Turma da Mônica, do Gibi ao Mangá

Quem nunca se divertiu com algum gibi ou tirinha da Turma da Mônica? Pois é, hoje eu quero compartilhar com vocês um pouco da minha historia de amor com a turminha do Maurício de Sousa.

Se hoje eu tenho o hábito de ler, devo agradecer aos gibis que li na minha infância. Muitas pessoas acreditam que só livros acadêmicos podem transmitir conhecimento e contribuir para o desenvolvimento intelectual de um individuo. Discordo totalmente dessa teoria.

Quem já foi criança deve se lembrar que, ler livros deste tipo não é lá tão empolgante assim, e que apesar de ser necessário não ajuda a desenvolver o desejo e o prazer pela leitura, (pelo menos não na maioria das crianças). Enfim, é aí que entram os gibis, revistinhas e livros voltados para o público infantil.

Desde muito novinha eu leio gibis, foi com eles que eu descobri que ler não significava só obrigações e lições de casa. Era divertido e me possibilitava viajar sem sair de casa, conhecer lugares que nunca antes ouvi falar e, principalmente quando as coisas não estava tão bem (sim, crianças também tem problemas!), a leitura me possibilitava sair deste mundo. Então eu me imaginava na fazenda com Chico Bento, desenhando com a Marina, brincando com a turminha do bairro ou explorando a floresta com o Papa-capim, eu queria que o mundo fosse daquele jeito, onde o maior dos problemas fosse o Capitão Feio, onde um bando de crianças fossem capazes de derrotar o mal e salvar o dia. É óbvio que este mundo não existe, e a criança vai entender isso a medida que vai crescendo, mas no final das contas o que importa realmente é que a mensagem de companheirismo, amizade, respeito e amor ao próximo vai ser fixada, e ele vai entender que, se não é possível mudar o mundo, podemos pelo menos mudar a nós mesmos, sendo uma pessoa do bem, otimista, que respeita a natureza e vê beleza na vida, apesar de tudo.

Hoje, ao longo dos meus 25 anos, ainda leio e coleciono gibis da turminha. Não perco nenhuma edição do mangá Turma da Mônica Jovem que amo de paixão (tenho todas!). Muita gente criticou a turma jovem, já eu, adorei. É legal ver a evolução dos personagens, (quem nunca imaginou a Mônica adulta? se ia continuar gordinha, se ia se casar com o cebolinha...), a linguagem é super atual, o figurino é TUDO DE BOM, e o melhor, aborda temas polêmicos que fazem parte do dia a dia dos nossos adolescentes, como bullying, anorexia, preconceitos, relacionamentos e por aí vai. Eu só tenho coisas positivas pra falar a respeito dos gibis, estou falando apenas da Turma da Mônica por que são os únicos que acompanho, mas tenho certeza que existem outros por aí, talvez tão bons quanto.

Minha coleção da Turma da Mônica Jovem

Maurício de Sousa pra mim, é um mestre na arte da comunicação, é um homem muito inteligente e seu nome é respeitado tanto aqui no Brasil quanto no exterior. Não há dúvida de que ele é o maior cartunista brasileiro voltado para o público infanto-juvenil, por isso é tão amado e admirado por seus leitores. suas historias agradam tanto às crianças quanto aos adultos que apreciam um humor saudável.

Costumo dizer que eu sou a mistura de algumas personagens. Sou parecida com a Mônica: baixinha, gordinha, mas ao invés de dentuça eu uso óculos. Porém, não sou tão brava e destemida, neste aspecto sou a mistura de Magali e Marina: calma, alegre, companheira e amiga, um pouco medrosa eu admito, (tenho medo de alguns tipos de cachorros e HORROR a baratas!) e por fim, gosto de desenhar (meu sonho é ganhar um lápis mágico igual ao da Marina).

Então é isso, não sei até quando continuarei a comprar revistinhas da turma, a verdade é que já está faltando espaço na estante de livros e tempo para ler, tenho umas 200 revistinhas guardadas em caixas dentro do guarda- roupas, parei de comprar mensalmente todos os gibis, agora eu só compro as TMJ e as edições especiais, como os clássicos do cinema que eu amo e me divirto muito, já que também adoro assistir filmes.

Como eu tenho sobrinhos e primos pequenos, estou pensando em doar algumas, como já fiz outras vezes, mas me dá uma dor no coração por que não sei se vão ter o mesmo cuidado que eu tenho. O que me dá forças (quanto drama!) é saber que assim como eu, outras crianças vão ter a oportunidade de aprender a amar a leitura e se divertir muito com ela!

Então, se você tem filhos, sobrinhos, netos e quer introduzir na vida deles o hábito de ler, eu recomendo os gibis da Turma da Mônica, é um bom começo e com certeza eles vão adorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário