quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Escolher um livro pela capa?

Continuo batendo na mesma tecla: o mercado de livros digitais do Brasil ainda é pobre e amador. Como se não bastasse a burocracia ao redor do principal formato de arquivos utilizado pelas grandes editoras e livrarias, o Adobe DRM para ePub e PDF, estas mesmas empresas tentam vender seus ebooks sem oferecer amostras dos livros.

Quando você vai em uma livraria, você chega e pega o primeiro livro com título e capa interessantes e vai à fila de pagamento, certo? Acredito que não. A maioria dos leitores costumam, analisar o prólogo ou folhear as primeiras páginas. Há até quem se importe com detalhes menores como a diagramação e etc.

O fato é que, exceto que se trate de uma obra previamente conhecida, o leitor desejará "experimentar" aquele produto antes de decidir pagar por ele.

Agora, se ter o livro em mãos (sem folheá-lo) não é suficiente para decidir por sua compra, imagine estar limitado a visualizar a imagem da capa através da tela de um computador.

O resultado dessa deficiência no mercado de livros digitais brasileiro, é a limitação de um dos grandes benefícios dos ebooks: a possibilidade de comprar sem sair de casa.

Sem poder ter acesso a uma amostra das obras disponibilizadas nos acervos digitais, o consumidor se ver forçado a visitar uma loja física para primeiro conhecer o livro antes de decidir por sua compra e assim, termina por ter sua experiência prejudicada, burocratizada e muitas vezes desiste da compra digital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário